10 propriedades do chá verde que o seu corpo agradece


O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis que existem. Além de sua capacidade de funcionar como suplemento em dietas para perder peso, o chá verde melhora a função cerebral, diminui o risco de cancro e muito mais.


1. Contém componentes bioativos que ajudam no avanço da saúde


Muitos dos componentes bioativos nas folhas de chá são transferidos para a bebida, que contém grandes quantidades de nutrientes importantes.


Está repleta de polifenóis, flavonóides e catequinas, que funcionam como poderosos antioxidantes (1).


Estas substâncias podem reduzir a formação de radicais livres no organismo, protegendo as células e moléculas do dano. Os radicais livres desempenham um papel essencial no processo de envelhecimento e no desenvolvimento de várias doenças.


Um dos componentes mais poderosos do chá verde é um antioxidante chamado galato de epigalocatequina (EGCG), o qual demonstrou ser útil no tratamento de várias doenças e, talvez, seja uma das principais razões por trás do poder medicinal do chá.


Além disso, o chá verde apresenta pequenas quantidades de minerais muito importantes para a saúde. É importante escolher marcas prestigiadas no momento de comprá-lo, já que algumas de menor qualidade podem conter níveis elevados de fluoreto (2).


Resumindo: O chá verde está cheio de componentes bioativos com vários benefícios para a saúde.


2. Melhora a função cerebral


O ingrediente-chave do chá verde é a cafeína. Não contém tanta como o café, mas sim o suficiente para produzir uma resposta orgânica, sem o efeito colateral de ansiedade associados com o excesso.


O que a cafeína causa no cérebro é bloquear um neurotransmissor inibidor chamado adenosina. Desta forma, eleva os impulsos neurais e a concentração de neurotransmissores como a dopamina e a norepinefrina (3, 4).


A cafeína já foi estudada de forma intensiva e mostrou que leva a melhorias em vários aspectos do funcionamento cerebral, incluindo o humor e os níveis de alerta, o tempo de reação e a memória (5).


No entanto, o chá verde contém mais do que apenas cafeína. Também inclui o aminoácido L-teanina, que tem a capacidade de atravessar a barreira sangue-cérebro (6).


A L-teanina eleva a atividade do neurotransmissor inibitório GABA, que possui efeitos anti-ansiedade. Ao mesmo tempo, aumenta os níveis de dopamina e a produção de ondas alfa no cérebro (7, 8).


Além disso, alguns estudos mostram que a cafeína e a L-teanina podem ter efeitos em sinergia. A combinação das duas é particularmente forte no momento de melhorar a função cerebral (9).


Assim, a mão-de-L-teanina e a menor dose de cafeína, o chá verde pode proporcionar um estímulo diferente, mais suave que o do chá. Muitas pessoas dizem que o efeito resulta em uma energia mais estável e maior produtividade.


Resumindo: O chá verde contém menos cafeína que o café, mas o suficiente para causar efeitos. Além disso, contém o aminoácido L-teanina, que pode funcionar em sinergia com o café para otimizar o funcionamento do cérebro.


3. Eleva a queima de gordura e melhora o desempenho físico


Em vários estudos controlados em humanos, foi possível demonstrar que o chá verde aumenta a queima de gordura e o metabolismo (10, 11).


Em uma pesquisa realizada em 10 homens saudáveis, o chá verde subiu o gasto energético em 4 % (12). Outro estudo mostrou que, consumiéndolo, a oxidação de gordura aumentou em 17 % (13).


No entanto, é importante também ressaltar que outros estudos sobre o chá verde não mostraram nenhuma melhora no metabolismo e, assim, os efeitos podem depender do indivíduo (14).


A cafeína por si só, funciona também no momento de melhorar o desempenho físico, mediante a mobilização de ácidos graxos a partir dos tecidos e colocando-os em disponibilidade para serem utilizados como energia.


Assim, em dois estudos de revisão independentes, a cafeína elevou o desempenho físico entre 11 e 12 % como média (15, 16).


Resumindo: O chá verde aumenta o metabolismo e a queima de gorduras, a curto prazo, embora nem todos os estudos estão de acordo neste ponto.


4. Os antioxidantes do chá verde podem reduzir os riscos de sofrer alguns tipos de câncer


Sabe-Se que o dano oxidativo contribui para o desenvolvimento de câncer e que os antioxidantes podem ter um efeito protetor (17).


E o chá verde é uma excelente fonte de poderosos antioxidantes, por isso, faz sentido que possa reduzir o risco de câncer, o que efetivamente parece fazer em relação a algumas manifestações desta doença:



  • Câncer de mama: Uma meta-análise de estudos observacionais descobriu que as mulheres que bebiam a maior quantidade de chá verde tiveram um risco 22 % menor de desenvolver câncer de mama (18).

  • Câncer de próstata: Um estudo descobriu que os homens que bebiam chá verde tiveram um risco 48 % menor de sofrer de câncer de próstata (19).

  • Câncer: Um estudo sobre 69.710 mulheres na China descobriu que as amantes de chá verde reduziu em 57% o risco de desenvolver cancro colo-rectal (20)

Vários estudos observacionais, além disso, mostraram que as pessoas que bebiam chá verde tiveram uma tendência significativamente menor de sofrer de vários tipos de câncer (21, 22, 23).


Neste sentido, é importante ter em conta que não é uma boa idéia colocar leite ao chá, porque pode reduzir o seu valor antioxidante (24).


Resumindo: O chá verde possui poderosos antioxidantes que podem proteger contra o câncer. Vários estudos mostram que as pessoas que o consomem têm um risco menor de sofrer vários tipos da doença..


5. Pode proteger o cérebro do envelhecimento, diminuindo o risco de sofrer de mal de Alzheimer e doença de Parkinson


O chá verde não só pode optimizar as funções do cérebro, a curto prazo, mas também protegê-lo na velhice.


Vários estudos mostram que as catequinas no chá verde podem ter efeitos protetores sobre os neurônios em testes de laboratório e em animais, reduzindo potencialmente o risco de mal de Alzheimer e doença de Parkinson (25, 26)


Resumindo: Os componentes bioativos do cérebro poderiam ajudar a proteger as células do cérebro e reduzir a possibilidade de sofrer de doenças neurodegenerativas.


6. Mata bactérias, melhorando a saúde dental e reduzindo o risco de infecção


As catequinas no chá verde têm outros efeitos biológicos adicionais. Alguns estudos mostram que podem matar bactérias e inibe vírus como o da gripe, diminuindo potencialmente o risco de infecções (27, 28).


O Streptococcus mutans, principal bactéria nociva na cavidade bucal, inibe o crescimento da mão-de-as catequinas, pelo que o consumo de chá verde está associada com melhor saúde dental e menor incidência de cárie (29, 30).


Outro grande benefício do chá relacionado com este último ponto é que vários estudos mostram que também pode combater o mau hálito (31).


Resumindo: As catequinas no chá verde inibem o crescimento de bactérias e alguns vírus. Isto pode combater infecções, melhorar a saúde dental, reduzir o risco de cáries e reduzir o mau hálito.


7. Reduz o risco de diabetes tipo 2


Diversas pesquisas mostram que o chá verde pode melhorar a sensibilidade à insulina e redução dos níveis de açúcar no sangue (32, 33).


Um estudo no Japão mostrou que as pessoas que consomem a maior quantidade de chá verde tiveram um risco 42 % menor de desenvolver diabetes tipo 2 (34).


E uma revisão de sete estudos com um total de 286.701 indivíduos mostrou que os bebedores de chá verde reduziu em 28% o risco de sofrer de diabetes (35).


Resumindo: Alguns estudos controlados mostram que o chá verde pode causar ligeiras reduções no nível de açúcar no sangue. Além disso, contribuiria com a diminuição do risco de diabetes tipo 2, a longo prazo.


8. Baixa a probabilidade de desenvolver problemas cardíacos


O consumo de chá verde, conforme alguns estudos, pode melhorar alguns fatores de risco da doença cardíaca. Isso inclui o colesterol total, o LDL e os triglicérides (36).


Além disso, aumenta drasticamente a capacidade antioxidante do sangue, que protege o colesterol LDL da oxidação, um dos passos fundamentais no processo de problemas cardíacos (37).


E considerando os efeitos benéficos sobre estes fatores de risco, não é surpresa que os bebedores de chá verde podem ter até 31 % a menos de chances de desenvolver doenças cardiovasculares (38).


Resumindo: O chá verde baixa tanto o colesterol total e o LDL, além de proteger as partículas de LDL da oxidação. Estudos observacionais mostram que os bebedores de chá verde têm um menor risco de desenvolver problemas cardiovasculares.


9. Você pode ajudar a perder peso e a diminuir o risco de obesidade


Considerando que o chá verde pode acelerar o metabolismo a curto prazo, um efeito natural derivado desse processo é a perda de peso.


Diversas pesquisas mostram que o chá verde pode levar a uma redução de gordura corporal, principalmente na área abdominal (39, 40).


Um desses estudos foi praticado de forma controlada sobre 240 pessoas, durante 12 semanas. O grupo que bebeu chá verde apresentou uma diminuição significativa do percentual de gordura corporal, o peso, a circunferência da cintura e a gordura abdominal (41).


No entanto, outros estudos não mostram perda de peso estatisticamente significativa através do consumo de chá verde, assim que este efeito deve ser tomado com cautela (42).


Resumindo: de Acordo com alguns estudos, o chá verde leva a um aumento na perda de peso e queima de gordura abdominal.


10. Poderia contribuir para uma vida mais longa


Em um estudo realizado sobre 40.530 adultos japoneses, os que beberam cinco ou mais copos por dia de chá verde apresentaram uma menor mortalidade nos seguintes 11 anos (43):



  • Morte por qualquer causa: 23 % mais baixa em mulheres, 12 % em homens.

  • Morte por problemas cardíacos: 31 % menor em mulheres, 22 % em homens.

  • Morte por acidentes vasculares cerebrais: 42 % mais baixa em mulheres, 35 % em homens.

Outro estudo que incluiu 14.001 japoneses entre 65 e 84 anos, achou que os que consumiam maiores quantidades de chá verde tiveram uma mortalidade reduzida de 76 % durante os próximos seis anos (44).


Para ter em conta


Se você procura bem-estar, menos gordura e uma redução do risco de sofrer de várias doenças crónicas, talvez seja uma grande idéia converter o chá verde em uma parte essencial da dieta.


Dra Natalia Oliveira, especialista em Nutrição. Nutrição Sem Mais


Referências