10 tarefas do dia a dia para melhorar a auto-estima

Senhora conversando

Conseguir uma boa auto-estima é um pouco como entrar em forma física. Não se consegue da noite para o dia e é necessário praticar e perseverar para ver os resultados.

Como pode ser feito?

Em seguida fizemos algumas estratégias. Se a diária inicia ao menos a metade delas, chegará a gustarse mais, a acreditar mais em si mesma e a se sentir muito mais seguro. Em outras palavras, estará bem encaminhado para conseguir uma boa auto-estima.

1. Coma mais frutas e legumes

Vírgula cinco peças diárias de frutas, ou seu equivalente em legumes. Melhor ainda: em vez de 5, que são 10.

Qual a razão? Porque quando fazemos algo que sabemos que é bom para a saúde, enviamos um potente mensagem ao cérebro, dizendo: “eu me importo e me valorizo e eu sei que sou alguém de quem vale a pena preocupar-se”. Cada vez que fazemos isso, vamos aumentar o pensamento positivo sobre nós mesmos.

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2. Aponte três coisas que você realmente gosta de você

Podem incide sobre o aspecto físico ou sobre sua personalidade. Então pense várias vezes ao dia em que estas facetas positivas. E cada dia que faça essa tarefa, aponte três novas coisas. Quando isso é feito regularmente, você acaba centrando-se nos bons aspectos de si mesmo, em vez de o que menos gosta, ou o que está fora de nosso alcance.

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3. Faça algo de bom por alguém

Um pouco de simpatia com os outros é sempre positivo, e não apenas para a pessoa que a recebe. Quando nos aproximamos de outra pessoa, e a ajudamos, também nos sentimos melhor.

Mulher na academia

4. Clique meia hora diária de exercício

Não falamos de passear colhendo flores: referimo-nos a caminhar ou correr, jogar tênis, ou ir a aulas de dança, ou chutar uma bola no parque com as crianças. Todos nós nos sentimos melhor quando nos movemos, porque quando fazemos isso aumenta os níveis de endorfinas -substâncias químicas que causam sensação de bem – estar no sangue. A atividade física aumenta a nossa felicidade e nos ajuda a sentir que estamos levando mais a sério a nossa saúde física. Este tipo de auto-cuidado aumenta a auto-estima.

5. Diga “não” a alguém que passa pedindo

Com uma má auto-estima, é possível encontrar-se constantemente pressionado para fazer coisas para terceiros, para as quais não temos tempo, ou simplesmente não queremos fazer. Há que dizer “sim” quando é adequado e que nos pareça justo. Além disso, não dê muitas explicações de seu “não”. As pessoas com baixa auto-estima tendem a pensar que as razões para um “não” são pouco válidas, ou fúteis. Mas são razões. Basta apenas dizer: “Não, sinto muito, não posso fazê-lo”, e deixar assim as coisas. É importante para a auto-estima não ser carregado de tarefas para terceiros, quer se trate de pessoas do ambiente de trabalho, os amigos ou a família.

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6. Tome meia hora para você

Píntese as unhas, leia, escreva, telefone, sente-se ao piano, vá para Pilates… Na verdade não importa do que se trate, sempre e quando lhe faça sentir bem e que foge um pouco da rotina.

7. Fale com três desconhecidos

No ônibus, no metrô, no supermercado ou no escritório. Basta dizer “olá” e sorrir, ou fazer um elogio sobre o seu vestuário, ou comentar o calor que faz. Por que é bom fazê-lo? As pessoas com má auto-estima, muitas vezes andam olhando para o chão e dando por sentado que os outros estão mais seguros de si mesmo, ou são melhores. É necessário acabar com isso. E uma das formas de fazer isso é mostrar-se amigável e aberto. No início você terá que forçar a fazê-lo, mas pouco a pouco vai se tornar um adulto mais sociável. E, quando o seja, é gostar de você mais e também vai agradar as pessoas.

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8. Tome isso que leva tempo adiando

Pode ser algo como classificar os papéis do banco, ordenar o armazenamento, começar uma dieta mais saudável ou fazer a declaração do imposto de renda. Seja o que for, é provável que seguir aplazándolo lhe está causando estresse e algum grau de inquietude. Assim que a isso. Fazer em tempo e forma as coisas que devem ser feitas aumenta o respeito por si mesmo.

Mulher muito bonita sorrindo para a câmera

9. Chame um amigo que não via há anos

Llámele por telefone, ou coloque um e-mail, ou convite para um bate-papo. Dá igual. As pessoas que não se valorizam muito, muitas vezes não o fazem porque acham que podem estar incomodando o outro quando está ocupado. A realidade é que fazer o esforço de achegar-nos a quem nos ama é muito motivante, não só para si mesmo, mas também para eles.

10. Escreva uma lista de cinco bons propósitos para o ano

Para o ano, ou para o que resta dele. Dê prazos realistas para fazê-lo, e entre a isso. É comum em pessoas com baixa auto-estima dizer para si mesma que nunca poderão mudar de trabalho, nunca poderão passar essas férias sonhadas, ou aprender russo, ou emagrecer… Deixar as boas intenções à deriva e pensar que nunca serão alcançados. No entanto, se estabelecemos objectivos realistas e estabelecemos um prazo adequado para alcançá-los, nos surpreender com o que podemos alcançar. E cada vez que conseguimos mudar, para o bem, algo em nossa vida e transformar alguns sonhos em realidade, creceremos em confiança e felicidade.

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Dr. Salvador Pertusa Martínez, Médico de Família. Diretor Médico de NetDoctor. Atualizado: 04-12-2017